História

Situada na margem esquerda do rio Caia, em plena planície, de onde se avista Portalegre, Urra era uma Freguesia e Caiola, diminutivo de Caia, nome de um rio, outra. Segundo Pinho Leal, ter-se-iam unido “há mais de cem anos”.

A Freguesia de Urra tem uma área geográfica de 130km2, uma população de 2019 habitantes e uma densidade populacional de 14,9 habitantes km2, de acordo com os Censos de 2011. Quanto à sua localização, encontra-se a aproximadamente 220km de Lisboa (2:30 horas), a 305 km do Porto (3 horas) e a 460 km de Madrid (4:30 horas).

Na Freguesia foram encontrados vestígios da presença romana, com cerâmicas à superfície. O padre Sotto Maior fala em terem sido encontradas moedas do tempo de Júlio César em São Tiago de Caiola. A igreja de São Tiago de Caiola está datada no século XVI e sofreu alterações posteriores. Orago: São Tiago.

O nome deriva, provavelmente, do latim Horreum, que significa tulha, celeiro, onde guardar os cereais e resultou da fusão das Freguesias de Urra e de Caiola. Nesta Freguesia encontram-se alguns dos mais antigos testemunhos da ocupação humana, concretamente exemplares das indústrias líticas (de pedra) na estação paleolítica do Monte da Faia e da Tapada do Falcão, e as antas de Entre-as-Ribeiras, do Campino da Abrunhosa, dos Fajardos e das Cabeceiras.

As suas atividades económicas são a Agricultura, pequeno comércio, indústria de carnes, panificação, construção civil, indústria agroalimentar, agroturismo e enoturismo.

Anualmente celebra o “ Dia da Freguesia” no primeiro fim de semana de julho e uma feira no último domingo de maio.

De festas e romarias celebra no último fim de semana de julho as festas em Caia, e no 3º fim de semana de agosto as festas de S. Tiago e Nª Senhora das Mercês.

Tem como equipamentos sociais e de apoio á educação a Escola Básica do 1º ciclo de Urra, Escola Básica do 1º ciclo de Caia, Jardim de Infância de Urra, Creche e Jardim de Infância do Centro de Bem Estar Social de Urra, Centro de Saúde de Portalegre- extensão de Urra e de Caia, Posto de Farmácia na Urra e em Caia, Casa do Povo, Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Urra.

Tem como gastronomia local pratos como o Ensopado de borrego, migas, açorda alentejana e sopa de cachola.

Relativamente ao artesanato tem a transformação da cortiça, os trabalhos em renda, os bordados, os trabalhos em estanho, as pinturas e arte decorativa, produz se também doces e compotas e em maior quantidade a produção de mel. Conta com várias coletividades tais como o Grupo Desportivo da Urra, a Associação Cultural Sons do Campo, o Centro Popular de Trabalhadores Caiense, o Grupo Motard de Urra, a Associação de Caçadores da Urra, o Grupo TT Urra, a Associação desportiva Rodas S. Mamede e a Associação de Caçadores e Pescadores Caiense